Os bioinsumos são qualquer tipo de processo, produto ou tecnologia, feitos a partir de material vegetal, orgânico ou microbiano, usados no armazenamento, na produção e no beneficiamento de produtos agrícolas.
Em suma, eles combatem pragas, melhoram a fertilidade do solo, contribuem para a saúde animal e aumentam a disponibilidade de nutrientes para a cultura cultivada. São biodegradáveis e apresentam baixo índice de toxicidade.
Dessa forma, contribuem para uma agricultura sustentável, reduzindo impactos no meio ambiente de forma geral, se comparados a insumos comuns. Eles podem ser usados em diversas atividades, como:
- Pecuária (melhora na resposta do metabolismo animal);
- Produção agrícola (nutrientes para a planta);
- Aquicultura (restauração de estoques de pescado e mariscos, por exemplo);
- Florestas (reflorestamento).
O uso de bioinsumos na agricultura não é recente. Eles são utilizados há diversos anos em diversos setores do agro. Isso se deve muito às crescentes demandas por alimentos no mundo.
A perspectiva de consumo mundial deve, inclusive, aumentar nos próximos anos. Estimativas populacionais indicam que, no final deste século, a humanidade pode ultrapassar os 11 bilhões de habitantes (Nações Unidas Brasil, 2022).
Nesse sentido, produtores rurais, pesquisadores, empresários e outros setores buscam alternativas e investigam formas de manter o crescimento econômico, suprir a demanda de alimentos e o fator primordial: manter os recursos naturais da biosfera.
Surgem, entre outras alternativas, os bioinsumos. Se manejados de forma adequada, podem trazer diversas vantagens, em se tratando de eficiência produtiva dos agroecossistemas.
A partir daí, é possível compreender as relações ecológicas que se estabelecem em sistemas naturais, gerando índices de sustentabilidade.
Em 2020, foi lançado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), o Programa Nacional de Bioinsumos.
Esse programa, entre outras finalidades, tem como objetivo principal fortalecer o setor e consolidar o uso de bioinsumos no país.
Mas afinal, como funcionam os bioinsumos? Como você, produtor agrícola, pode utilizá-los da melhor forma em suas atividades a fim de contribuir para a sustentabilidade do planeta?
Fique com a gente e saiba tudo sobre o assunto!